As demandas da Feira Ecológica de Caxias do Sul e os desafios da produção orgânica serão debatidos na audiência pública que ocorre neste sábado, dia 2 de abril, das 10h às 12h, na Casa das Máquinas, no Largo da Estação Férrea. A realização é da Comissão de Legislação Participativa da Câmara de Vereadores de Caxias.
O objetivo da reunião, aberta não apenas aos produtores, mas à comunidade em geral, é encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos feirantes que ocupam o Largo da Estação há 13 anos.
Entre as principais reivindicações estão o estudo de local adequado ou aviso antecipado por parte do Poder Público sobre a realização de eventos nos finais de semana no local para a organização antecipada dos feirantes, instalação de banheiros ecológicos durante a realização da feira ou a cedência dos banheiros da Secretaria Municipal da Cultura e a retirada da Feira do Vinho do espaço aos sábados pela manhã, uma vez que as bebidas não têm qualquer relação com os preceitos da agroecologia, o que gera confusão entre os consumidores.
“Não queremos ser os donos do Largo da Estação. Apenas buscamos garantias mínimas de uso do espaço para a realização da feira”, argumenta um dos integrantes da Comissão Executiva da Feira Ecológica, o produtor Antônio Rossi.
Ofícios com as demandas dos feirantes foram encaminhados à prefeitura no final do ano passado. A situação se agravou em novembro de 2010, durante a realização de um festival de música no Largo, e voltou a se repetir no dia 19 de março, em outra atividade similar. Os produtores desconheciam os eventos. No primeiro, tiveram dificuldades para montar as barracas, pois o espaço estava tomado por carros e pela estrutura do festival. No segundo, já estavam instalados e, depois de negociarem com os organizadores, acharam uma solução conjunta e mantiveram-se no local.A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420)
Nenhum comentário:
Postar um comentário