Quem passar pela Feira Ecológica de Caxias do Sul neste sábado (15) vai deparar com um novo e merecido cenário: os produtores orgânicos estarão atendendo em bancas novas, todas adquiridas com recursos próprios.
Os R$ 40 mil investidos foram arrecadados ao longo de vários meses, por meio do chamado Fundo Feira, caixa coletivo organizado pelos agricultores, renovando as 35 barracas que atendem no espaço, localizado na Rua Augusto Pestana, antiga Estação Férrea.
Um dos integrantes da Comissão Executiva da Feira, Flavio Andriola, explica que o estado de deterioração das bancas e a necessidade urgente de atender melhor os consumidores, somado ao fato de o Poder Público afirmar que não pode investir no espaço, obrigou os produtores a tomar a iniciativa, apesar das dificuldades para reunir o valor.
“As bancas atenderão a 12 grupos de agricultores agroecológicos de cidades da Serra, Vale do Caí e Litoral Norte, beneficiando mais de 100 famílias de produtores e cerca de mil consumidores que frequentam a feira todos os sábados pela manhã”, explica Andriola.
Ele afirma que, a cada final de semana, são comercializadas cerca de seis toneladas de alimentos orgânicos.
A saber
A Feira Ecológica de Caxias do Sul (RS) foi criada em maio de 1998. Oferece à população alimentos cultivados sem a aplicação de pesticididas, herbicidas ou fungicidas químicos. Um retorno às origens da verdadeira agricultura.
Onde encontrar
Sábados: das 6h30min às 11h30min, na Rua Augusto Pestana, antiga Estação Férrea.
Quartas-feiras: ponto de venda de orgânicos, das 14h às 18h, na Rua Santos Dumont, bairro Exposição.
Anahi Fros – Jornalista (MTE 9420)
Nenhum comentário:
Postar um comentário