sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto que pode ser votado no dia 25 coloca mais veneno na mesa do consumidor gaúcho

Agrotóxicos comprovadamente causam doenças como depressão, câncer e infertilidade, além dos males gerados ao meio ambiente. Mesmo assim, há deputados estaduais querendo que venenos banidos em seus países de origem voltem à mesa do consumidor gaúcho. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou no dia 11 de setembro o Projeto de Lei nº 78/2012, de autoria do Deputado Ronaldo Santini, que altera a Lei Estadual nº 7.747/82, flexibilizando a legislação dos agrotóxicos no Rio Grande do Sul. No dia 25 de setembro, às 14h, a proposta pode entrar na pauta de votação.
O fato é grave e há grandes chances de essa tentativa se tornar realidade, caso não ocorra uma forte movimentação popular.
"O RS tem Lei mais rigorosa em relação à Lei Federal, porque exige comprovação de autorização de uso no país de origem, mas este PL retira esta exigência, diminuindo o rigor”, alerta o engenheiro agrônomo Demilson Fortes.
Os deputados Edson Brum (PMDB), Marco Alba (PMDB), João Fischer (PP), Pedro Westphalen (PP), Ronaldo Santini (PTB), Lucas Redecker (PSDB), Heitor Schuch (PSB) e Raul Carrion (PC do B) votaram a favor do projeto.
Se você não quer mais veneno do que já colocam no seu prato, proteste. Envie e-mails, divulgue nas redes sociais e faça que esse manifesto chegue até nossos representantes no parlamento
Participe com o lema: Tchê, eu não quero mais agrotóxico no RS!
A ação é articulada por entidades ambientalistas, movimentos sociais, sindicatos, associações, cidadãos e cidadãs que querem exercer sua cidadania ecológica e de consumidores.
A venda de agrotóxicos no Brasil em 2010 teve um aumento de 190% em comparação a 2009. Isso significa que cada brasileiro consome cerca de cinco quilos de venenos agrícolas por ano. Os dados foram apresentados no primeiro semestre de 2012 e fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), baseado em informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PROPOSTA:
Sugerimos enviar email para deputados gaúchos manifestando-se CONTRA o Projeto de Lei nº 78/2012. Recomendamos manifestar o motivo, colocar argumentos, principalmente por afetar à saúde das pessoas e causar impacto ambiental. O PL vai na contramão da sustentabilidade necessária.

EXEMPLO de recado que pode ser enviado:
Caro deputado(a),
Tchê, eu não quero mais agrotóxico no RS!
Venho, através deste, externar, minha contrariedade ao PL 78/12. O citado PL altera a Lei nº 7.747/82 - Lei dos Agrotóxicos - visando permitir que o RS cadastre para uso aqueles agrotóxicos e componentes ativos banidos em seus países de origem. Até então o RS sabiamente os proibia.
Quem defende a promoção de saúde, a qualidade de vida e manutenção do ambiente ecologicamente equilibrado não pode ser favorável ao uso indiscriminado dos agrotóxicos. 
Sendo assim, solicito o seu apoio contra o PL 78/12, que “legaliza” um maior envenenamento dos gaúcho e gaúchas e compromete a conservação e preservação da biodiversidade

ENDEREÇOS DE EMAILS dos deputados (as) do RS
Recomenda-se enviar dividido em 2 emails e em para, CC e CCO (evitar ir para caixa de spam).

adilson.troca@al.rs.gov.br; ajbrito@al.rs.gov.br; alceu.barbosa@al.rs.gov.br; alexandre.lindenmeyer@al.rs.gov.br; alexandre.postal@al.rs.gov.br; aloisio.classmann@al.rs.gov.br; altemir.tortelli@al.rs.gov.br; alvaro.boessio@al.rs.gov.br; ana.affonso@al.rs.gov.br; carlos.gomes@al.rs.gov.br; cassia.carpes@al.rs.gov.br; catarina@al.rs.gov.br; daniel.bordignon@al.rs.gov.br; dr.basegio@al.rs.gov.br; edegar.pretto@al.rs.gov.br; oliboni@al.rs.gov.br; edson.brum@al.rs.gov.br; ernani.polo@al.rs.gov.br; frederico.antunes@al.rs.gov.br; gerson.burmann@al.rs.gov.br; gilberto.capoani@al.rs.gov.br; gilmar.sossella@al.rs.gov.br; giovani.feltes@al.rs.gov.br; heitor.schuch@al.rs.gov.br; jeferson.fernandes@al.rs.gov.br; joao.fischer@al.rs.gov.br; pozzobom@al.rs.gov.br; jose.sperotto@al.rs.gov.br; juliana.brizola@al.rs.gov.br; jurandir.maciel@al.rs.gov.br; lucas.redecker@al.rs.gov.br; luciano.azevedo@al.rs.gov.br; helio-corbellini@sema.rs.gov.br; rafael-lameira@sema.rs.gov.br; luis.schmidt@al.rs.gov.br; luis.lauermann@al.rs.gov.br; gab.manochanges@al.rs.gov.br; marcelo.moraes@al.rs.gov.br; marcio.biolchi@al.rs.gov.br; marco.alba@al.rs.gov.br; maria.sartori@al.rs.gov.br; marisa.formolo@al.rs.gov.br; marlon.santos@al.rs.gov.br; miki.breier@al.rs.gov.br; nelsinho.metalurgico@al.rs.gov.br; paulo.azeredo@al.rs.gov.br; paulo.borges@al.rs.gov.br; paulo.odone@al.rs.gov.br; pedro.pereira@al.rs.gov.br; pedro.westphalen@al.rs.gov.br; raul.carrion@al.rs.gov.br; raul.pont@al.rs.gov.br; ronaldo.santini@al.rs.gov.br; silvana.covatti@al.rs.gov.br; valdeci.oliveira@al.rs.gov.br; villaverde@al.rs.gov.br; zila.breitenbach@al.rs.gov.br; sema@sema.rs.gov.br; rslivredosagrotoxico; vinicius-wu@gg.rs.gov.br; carlos-niedersberg@fepam.rs.gov.br

(Com informações do Movimento POR UM RS LIVRE DE AGROTÓXICOS – Acesse a fan page)

A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros

Nenhum comentário:

Postar um comentário