quinta-feira, 28 de junho de 2012

Curso de especialização incentiva práticas sustentáveis


O curso de especialização em Gestão de Agroecossistemas Sustentáveis, oferecido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), capacita profissionais para a implementação de áreas de cultivo mais sustentáveis, por meio da aplicação nas unidades rurais tecnologias inovadoras de produção com menor impacto ambiental
A capacitação é voltada a agrônomos, tecnólogos, engenheiros, biólogos, geógrafos, sociólogos, administradores e profissionais das áreas de gerenciamento das questões agroambientais. As inscrições encerram no dia 26 de julho e podem ser feitas no site da instituição. A duração da especialização é de 18 meses.
A coordenadora do curso, professora Valdirene Camatti Sartori, do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, destaca que toda a fundamentação teórica e prática está focada na produção de alimentos com menor nível de agrotóxicos possível. A oferta é pertinente diante de informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre o crescimento do comércio de agrotóxicos no Brasil: entre 2000 e 2010, foi de 190%.
Outras informações pelo telefone (54) 3282.5200.

Preocupação ambiental na academia

A UCS tem procurado promover ações para profissionais preocupados com a utilização de altas cargas de agrotóxicos ou defensivos agrícolas. Além da oferta de cursos de especialização, a Instituição realiza seminários e desenvolve pesquisas na área. Em 2006, a Universidade ofereceu o curso de Agricultura Orgânica; desde 2005, promove, a cada dois anos, um encontro na área da agricultura orgânica (neste ano, o evento está previsto para setembro) e está envolvida, segundo a professora Valdirene, com projetos de agricultura orgânica, como os desenvolvidos no Instituto de Biotecnologia e na área experimental da Fepagro, em Fazenda Souza.
"Nossos projetos objetivam ampliar o uso de adubação verde nos sistemas de produção de hortifrutigranjeiros, diminuindo a erosão e melhorando as condições nutricionais, ampliação do uso de compostagem a partir de resíduos agroindustriais, uso de caldas e extratos botânicos, óleos essenciais, controle biológico para controle de pragas e doenças na agricultura, além da avaliação de outros insumos na área da Agricultura Orgânica", explica.
Essas ações contribuem, conforme avalia Valdirene, com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que incentivam práticas mais sustentáveis de substituição de pesticidas por produtos com menor impacto ambiental na produção de alimentos. "Trabalhando nessa linha, estaremos reduzindo problemas amplamente discutidos atualmente, como mudanças climáticas e utilização das águas", conclui.
O curso será realizado na Cidade Universitária, com início programado para quando as vagas forem todas preenchidas.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da UCS)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Feira Ecológica integra programação da Semana do Meio Ambiente

Mais uma vez, o primeiro evento ao ar livre da Semana do Meio Ambiente em Caxias do Sul terá como palco a Feira Ecológica, no largo da Estação Férrea. No dia 2 de junho, sábado, a partir das 6h30min, ocorre a segunda edição da Festa do Alimento Orgânico. Na ocasião, será oferecida uma degustação de produtos cultivados sem agrotóxicos e adubos químicos. Quem estiver na Rua Augusto Pestana conferindo as atividades levará para casa mudas de árvores nativas e de flores, sementes de girassol e material informativo sobre sustentabilidade e meio ambiente.
Também está programado um bate-papo com os produtores ecológicos, bem como uma exposição de desenhos pré-selecionados do projeto Crianças do Dedo Verde, do Sindicato das Instituições Pré Escolares Particulares de Caxias do Sul e Região (Sinpré). Por votação dos consumidores, os autores das três melhores ilustrações irá ganhar um cesto de alimentos orgânicos, troféu e certificado, premiação que irá ocorrer no dia 5 de junho, na praça Dante Alighieri, durante o evento Ação Ambiental: voluntariado responsável compartilhando, que ocorre no Dia Mundial do Meio Ambiente
“Estamos felizes em integrar a programação no ano em que comemoramos 15 anos de atuação em defesa do cultivo da vida e da conscientização ambiental”, comenta um dos integrantes da Comissão Executiva da Feira Ecológica, Antônio Rossi.
A Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre os dias 28 de maio e 5 de junho, é uma realização da prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e apoio de dezenas de empresas e entidades. Confira a programação completa no link.
 
A saber
Desde 1998, todos os sábados, na antiga Estação Férrea, a Feira Ecológica oferece à população alimentos cultivados sem a aplicação de pesticidas, herbicidas ou fungicidas químicos. No local podem ser encontrados alimentos processados - pães, geléias, biscoitos, farinhas, açúcar, café, chás, erva-mate - e in natura - como frango caipira, frutas e hortaliças.
Às quartas-feiras, um ponto de vendas localizado na Rua Santos Dumont, esquina com a Vereador Mário Pezzi, no bairro Exposição oferece diversos produtos orgânicos.
 
Feira Ecológica
Sábados: das 6h30min às 11h30min, na Rua Augusto Pestana, largo da Estação Férrea.
Quartas-feiras: ponto de venda de orgânicos, das 14h às 18h, na Rua Santos Dumont, esquina com a Vereador Mário Pezzi, bairro Exposição.
 
Siga e curta

A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420)