quarta-feira, 30 de março de 2011

Feira Ecológica recebe audiência pública neste sábado


As demandas da Feira Ecológica de Caxias do Sul e os desafios da produção orgânica serão debatidos na audiência pública que ocorre neste sábado, dia 2 de abril, das 10h às 12h, na Casa das Máquinas, no Largo da Estação Férrea. A realização é da Comissão de Legislação Participativa da Câmara de Vereadores de Caxias.
O objetivo da reunião, aberta não apenas aos produtores, mas à comunidade em geral, é encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos feirantes que ocupam o Largo da Estação há 13 anos.
Entre as principais reivindicações estão o estudo de local adequado ou aviso antecipado por parte do Poder Público sobre a realização de eventos nos finais de semana no local para a organização antecipada dos feirantes, instalação de banheiros ecológicos durante a realização da feira ou a cedência dos banheiros da Secretaria Municipal da Cultura e a retirada da Feira do Vinho do espaço aos sábados pela manhã, uma vez que as bebidas não têm qualquer relação com os preceitos da agroecologia, o que gera confusão entre os consumidores.  
“Não queremos ser os donos do Largo da Estação. Apenas buscamos garantias mínimas de uso do espaço para a realização da feira”, argumenta um dos integrantes da Comissão Executiva da Feira Ecológica, o produtor Antônio Rossi.
Ofícios com as demandas dos feirantes foram encaminhados à prefeitura no final do ano passado. A situação se agravou em novembro de 2010, durante a realização de um festival de música no Largo, e voltou a se repetir no dia 19 de março, em outra atividade similar. Os produtores desconheciam os eventos. No primeiro, tiveram dificuldades para montar as barracas, pois o espaço estava tomado por carros e pela estrutura do festival. No segundo, já estavam instalados e, depois de negociarem com os organizadores, acharam uma solução conjunta e mantiveram-se no local.

A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420) 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dia 2 de abril: Audiência Pública


VENHA DEBATER COM A GENTE AS DEMANDAS E O FUTURO DA FEIRA ECOLÓGICA.
DESDE 1998, CULTIVANDO ALIMENTO PARA A VIDA.


sexta-feira, 18 de março de 2011

Doce Cremoso de Figo da Índia



Um fruto delicioso e fácil de encontrar na Feira Ecológica neste período do ano é o Figo da Índia, totalmente livro de agrotóxicos. Rico em vitaminas (principalmente C e A), cálcio e magnésio, ele contém carboidratos e proteínas. Pode ser consumido in natura ou como suco. Ou processado, como na receita que segue. Bom apetite!

Doce Cremoso de Figo da Índia

Ingredientes: 5 Kg de Figos da Índia/ ½ Kg de maçãs descaroçada/ 1,5 Kg de açúcar cristal orgânico/ 100 ml de suco de limão.  
Modo de preparo: deixe cozinhar 5kg de figos-da-índia inteiros lavados e cortados em pedaços por 20 minutos. Cozinhe em separado ½ Kg de maçã descaroçada por 20 minutos. Misture as massas obtidas da maçã e do figo e passe por uma peneira fina. Leve ao fogo por mais 20 minutos e acrescente 1,5 Kg de açúcar cristal orgânico diluído em 500 ml de água fervente. Deixe cozinhar por mais 10 minutos e verifique o ponto.  Acrescente 100 ml de suco de limão e misture bem, mexendo por 2 minutos. Após, envase e leve ao banho- maria por 15 minutos. O fruto, oriundo de um cactus, é carditônico, tonificando o coração e diurético

Fonte: receita da oficina de Aproveitamento de Frutas Nativas do projeto Centro Ecológico Ipê (Apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente). 

quarta-feira, 2 de março de 2011

Tomate é bom para...


O tomate cultivado de forma convencional recebe a média de 40 aplicações de agroquímicos. Em contrapartida, o tomate orgânico é rico em fitobioquímicos, entre eles a cumarina (que estimula as enzimas anticâncer e previne a coagulação sanguínea), além de conter flavonóides (com efeitos anticancerígenos), licopeno (um antioxidante e anticancerígeno) e ácidos clorogênicos (que previnem o câncer de mama e cólon). Cru, o tomate fornece enxofre, fósforo, sódio e vitamina C. o tomate orgânico tem conteúdo maior de vitamina C, carotenóides e polifenóis. 


Tabela de nutrientes do tomate*
                   Biológico        Convencional
Cálcio             71.0                 16.0  
Magnésio         49.3                 13.1
Potássio         176.5                53.7
Sódio              12.2                 0.0
Manganês      169.0                 1.0
Ferro               516                  9
Cobre              60.0                 3.0

*Miliequivalente de minerais por 100 gramas
Fontes: Nutricionista Angela Fedrizzi e Rutgers University

A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb 9420)