sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feira Ecológica comemora o Dia Mundial da Alimentação neste sábado



O Dia Mundial da Alimentação, comemorado neste sábado, 16, em mais de 180 países, terá programação especial na Feira Ecológica de Caxias do Sul. Das 6h30min às 11h30min, os consumidores que forem até a Rua Augusto Pestana, junto à antiga Estação Férrea, irão degustar alimentos livres de produtos químicos em um espaço especialmente montado para a ocasião.
Durante toda a manhã, nutricionistas darão orientações sobre o consumo de produtos ecológicos e a correta alimentação, enquanto profissionais da Escola Técnica de Enfermagem do Hospital Pompéia realizarão a medição da pressão arterial dos frequentadores da feira.
A nutricionista Leticia Simon, representante da Fundação de Assistência Social (FAS) no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), organizador do evento juntamente com a Feira Ecológica, explica que a escolha foi feita devido aos benefícios da comida sem a presença de pesticidas e herbicidas.
“Queremos aproveitar a data para enfatizar a importância da alimentação saudável, e o produto orgânico tem muitas vantagens em relação ao cultivado com o uso de agrotóxicos. Há estudos científicos que relacionam o consumo prolongado de alimentos com defensivos a efeitos nocivos a saúde humana”, ressalta.
Comemorado há 29 anos, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema em 2010 O Direito à Alimentação e a Luta Contra a Fome. A data, festejada pela primeira vez em 1981, celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945, organização cujo objetivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural.

Sobre a Feira Ecológica
Há 12 anos a Feira Ecológica oferece o resultado de um grupo de produtores ecologistas locais, contando ainda com o apoio de agricultores de Ipê, Bom Princípio, Antônio Prado, Montenegro, Nova Roma do Sul e Torres, todos certificados pela Rede Ecovida. Os alimentos comercializados são cultivados sem a aplicação de pesticidas, herbicidas ou fungicidas químicos.
A feira ocorre todos os sábados das 6h30min às 11h30min, na Rua Augusto Pestana, antiga Estação Férrea e nas quartas-feiras por meio de um ponto de venda de orgânicos, das 14h às 18h, localizado na Rua Santos Dumont, bairro Panazzolo.
Nos locais podem ser encontrados alimentos processados - pães, geléias, biscoitos, farinhas, açúcar, café, chás, erva-mate - e in natura - como frango e ovos caipiras, frutas e hortaliças.

Endereços eletrônicos

Para receber informações sobre a Feira Ecológica basta se cadastrar em qualquer banca de produtores ou realizar solicitação pelo e-mail feira.ecológica@gmail.com.

Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420
A reprodução é permitida, desde que citada a fonte